Projetos atuais

Percepção Sociolinguística em São Paulo

Membros: Amanda de Lima Santana (Doutoranda); Isabel PIel de Lima e Souza (Graduanda); Larissa Grasiela Mendes Soriano (Doutoranda); Luigi Parrini (Graduanda); Maria Eugenia Martins Barcellos (Mestranda); Monique Amaral de Freitas (Doutoranda); Wendel Silva dos Santos (Doutorando).
Descrição: Este projeto propõe a coleta e a análise de dados de percepção, na cidade de São Paulo, acerca de diversas variantes das variáveis com relevância local, entre elas a concordância nominal de número (CN) e pronúncia de [e] nasal. Desenvolvem-se experimentos com a técnica matched-guise (Lambert et al. 1960, Campbell-Kiebler 2006) com o objetivo de verificar quais significados sociais se associam a essas variantes e como tais significados se estruturam em campos indexicais (Eckert 2008). Além de descrever a percepção paulistana acerca dessas variantes, o potencial teórico do projeto está em contribuir para o entendimento de como funciona a percepção sociolinguística, com a inclusão do português no ainda restrito rol de línguas nas quais esse tipo de pesquisa vem sendo desenvolvido.


Variação e mudança etnolinguística: coordenando produção e percepção

Descrição: São duas as questões centrais a que se dedica esse projeto: (i) as consequências sociolinguísticas da diversidade etnolinguística no espaço urbano e (ii) as origens e significados sociais de etnoletos e seu papel na caracterização de identidades urbanas. Os pesquisadores principais envolvidos no projeto são: Prof. Michol Hoffmann (York University, Toronto), Prof. Naomi Nagy (University of Toronto, Canadá), Prof. James Walker (University of Melbourne, Austrália), Prof. Ronald Mendes (Universidade de São Paulo, Brasil). A participação deste último se justifica tanto pela presença portuguesa e brasileira em Toronto quanto por sua experiência em pesquisas sobre percepção sociolinguística. Em Toronto, uma das cidades mais internacionais e multilíngues do mundo, é rarefeita a pesquisa sobre percepções e atitudes relacionadas às diferentes variedades do inglês falado. A realização desse projeto vai ampliar o conhecimento acerca das consequências sociolinguísticas da diversidade etnolinguística. Crucialmente, vai examinar padrões de comportamento linguístico (que inclui aqueles de natureza avaliativa) em uma comunidade de fala multilíngue.